Cada vez que observo o trabalho dos maquiadores tenho mais certeza de que esse profissional é um artista. Um artista da beleza. E assim como todos os outros tipos de artistas, o maquiador tem história, conhecimentos e muita experiência para compartilhar através de conteúdos de valor.

E foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo para apresentar algumas ideias de produção de conteúdo de valor para maquiadores.

Através do marketing digital, e mais precisamente, da produção de conteúdo, você poderá ensinar, informar e ajudar o seu cliente em todos os assuntos relacionados a maquiagem. Assuntos esses que não são poucos como veremos mais à frente.

Ao adotar esta estratégia de diferenciação é possível estreitar o relacionamento com o cliente fazendo com que seu nome como maquiador se torne uma referência diante do seu público alvo. Comece mirando na cidade onde você oferece o seu serviço, pois ao fazer um trabalho bacana de produção de conteúdo terá condições de atingir clientes de outras cidades também.

Então, para que possamos seguir em frente com o nosso artigo, vou fazer uma breve introdução sobre o conceito de produção de conteúdo de valor. Vamos lá?

Produção de Conteúdo de valor

Em uma era de pessoas conectadas e sedentas por informações confiáveis, a produção de conteúdo de valor se mostra uma estratégia interessante para ganhar a atenção dos “navegantes” da internet.

Desta forma, fazer marketing digital já não é algo opcional. Para ganhar mercado e fortalecer sua marca é preciso estar presente no meio digital frequentemente.

Produzir conteúdo de valor é uma dessas formas. Através desta iniciativa você movimenta suas redes sociais ou blog com informações relevantes para os seus seguidores e clientes. Essas informações estão mais relacionadas com dúvidas, ajudas e ensinamentos do que com promoção, preço e propaganda.

Quando você entrega um conteúdo relevante de forma gratuita e sem que o cliente o peça, você desperta nele um sentimento de gratidão e comprometimento. Sentimento esse que, possivelmente se tornará uma venda em um futuro breve.

Veja como fazer isso através das 10 ideias de conteúdo que listei abaixo.

As 10 grandes ideias

Você já parou para pensar no tanto de dúvidas e informações sobre maquiagem que repassa para as clientes no dia a dia? Tenha em mente que esse conteúdo pode ser útil para outras pessoas, inclusive aquelas que ainda não são seus clientes. Bora se inspirar?

1) Automaquiagem

Cresce o número de pessoas que quer aprender a se automaquiar para o dia a dia. Você como profissional da área tem propriedade para ensinar como fazer uma maquiagem bacana em casa através de um passo a passo simples e prático. E neste conteúdo você pode explorar os vídeos para garantir o sucesso das publicações.

Chamada exemplo: Passo a passo de uma maquiagem básica para o trabalho.

2) Dicas de produtos (resenhas)

Essa é uma dúvida frequente entre as clientes: qual é o melhor produto? Que tal ajudá-las nessa missão fazendo resenhas e comparativos entre diferentes produtos e marcas. Liste um conjunto de requisitos que você considera importante e avalie cada tópico elaborando seu conteúdo.

Chamada exemplo: Selo iluminador bafo: diferenças x e y.

3) Para que serve

Interessadas em maquiagem de plantão sempre querem descobrir para que serve todos aqueles pincéis diferentes, assim como, os diferentes tipos de esponjas, produtos hidratantes e etc. Conte para as clientes a função de cada produto e ajude-as a entender melhor sobre o assunto.

Chamada exemplo: Pincel “vassourinha”, porque você precisa ter um deste.

4) Cuidados com os produtos

Os produtos de maquiagem requerem um cuidado especial de armazenamento e manutenção que é desconhecido por muitas pessoas. A manutenção e limpeza dos pincéis e a conservação das bases e dos pós são apenas alguns exemplos. Dê dicas de cuidados para que as clientes possam manter seus produtos bem conservados e com qualidade, por mais tempo.

Chamada exemplo: 3 dicas para limpar seus pincéis de maquiagem de forma simples e barata.

5) Tipos de maquiagem

Diferentes ocasiões, tipos de rostos e tons de pele requerem maquiagens diferenciadas. Explique para as clientes como isso funciona e quais são as melhores maquiagens para determinados momentos. Assim, ela saberá o que pedir para o maquiador ou o que escolher caso opte por fazer em casa.

Chamada exemplo: 2 opções de maquiagem para arrasar no carnaval.

6) Curiosidades e histórias

Toda profissão tem suas curiosidades e histórias. Explore este tipo de conteúdo para entreter seu seguidores e agregar conhecimento sobre maquiagem. Afinal, quem gosta do assunto vai adorar saber um pouco mais sobre sua memória.

Chamada exemplo: A história do pó de arroz e a moda dos “rostos brancos”.

7) Tendências da área

Como um profissional antenado nas tendências da área você deve ter muito conteúdo para agregar com relação a isso. E principalmente, se você costuma frequentar eventos e feiras com regularidade. Conte aos seus clientes o que você sabe sobre as novidades do mercado antes de qualquer pessoa.

Chamada exemplo: O resgate o vintage também estará na maquiagem em 2019. Veja como.

8) Técnicas de maquiagem

Clássica, cut crease, contornos são só alguns exemplos da variedade de técnicas que existem no mundo da maquiagem. Aproveite este assunto e apresente as diferenças de cada técnica para os seus clientes. Está é uma ótima forma de mostrar o quanto o trabalho do maquiador deve ser valorizado.

Chamada exemplo: Os segredos do Cut Crease revelados.

9) Cuidados com a pele

A gente sabe que uma pele bem hidratada é fundamental para o sucesso de uma maquiagem. O que você acha que dar aquelas dicas que só você sabe sobre hidratação de pele. Pense em formas de tornar esse processo simples e acessível para que possa ser feito em casa.

Chamada exemplo: Os melhores produtos para hidratar a pele antes da maquiagem.

10) Dicas especiais

Sabe aquelas dicas que fazem toda a diferença na maquiagem, mas que só um maquiador de alto nível pode dar? Então! Conte as suas clientes e deixe a vida delas mais simples e confiante com relação a maquiagem.

Chamada exemplo: Como escolher a base certa para o seu tom de pele.

Uma beleza de conteúdo

Concluir uma maquiagem e ficar satisfeito com o trabalho é bastante recompensador, não é mesmo? Uma sensação de dever cumprido.

Quando conseguimos ajudar alguém com o nosso conhecimento e disposição temos o mesmo sentimento. E isso se torna possível através da produção de conteúdo de valor.

Entregar um conteúdo relevante e que ajude o seu cliente no dia a dia é uma iniciativa que vai resultar em diferenciação e destaque diante da concorrência. Apesar de não ser algo simples, é possível, com dedicação e foco. A mesma dedicação que você tem ao utilizar os pincéis para produzir suas maquiagens.

O que acha de usar suas habilidades para produzir uma beleza de conteúdo e, de que quebra, revelar o seu valor?

Gostou das ideias? Conta pra mim nos comentários abaixo. Vou adorar saber = )